O PORTO DE PORTO ALEGRE, através da Superintendência de Portos e Hidrovias - SPH, adotou um novo modelo de informatização com a solução Inport.
A plataforma tecnológica de informática encontrava-se sucateada inviabilizando upgrades e, seu corpo técnico, pequeno e desatualizado tecnologicamente.
Adicionalmente, seus processos não eram de todo informatizados e os sistemas existentes não eram integrados, resultando em processos lentos e onerosos, com baixa confiabilidade.
Como forma de viabilizar sua operação, em função de restrições de prazos e recursos, foi adotada a solução InPort, adequada à realidade e especifica às necessidades do cliente.
Num prazo de 8 meses, foram desenvolvidos os serviços de customização, desenvolvimento e implantação dos sistemas, com aproveitamento de informações históricas e realizado a transferência de tecnologia e treinamento da equipe técnica.
Por utilizar uma plataforma aberta, permite crescimento e atualização tecnológica tanto em nível de software quanto hardware, maximizando o retorno sobre os investimentos.
A solução resultou em processos internos mais rápidos e eficientes, com alta confiabilidade, face sua revisão por grupos de trabalho formados para cada área atuada, diminuindo custos e aumentando a eficiência operacional.
A utilização de sistemas em todas as áreas, de forma integrada, permitiu também a manutenção de um reduzido quadro funcional.
A solução envolveu também serviços de suporte e evolução dos sistemas, que continuam sendo desenvolvidos com um modelo misto em conjunto com equipe própria do Porto.

Saiba mais sobre o Porto de Porto Alegre visitando o site http://www.portoportoalegre.com.br/.

O PORTO DE RIO GRANDE, após um grande período sem investimentos em TI na década passada, teve como consequência a obsolescência de sistemas, equipamentos e tecnologia.
Buscando recuperar o tempo perdido, a MARCA Sistemas foi escolhida para fornecer uma solução completa para o Porto.
O projeto foi iniciado buscando-se a atualização tecnológica concomitantemente com o atendimento ao back-log de necessidades, levando-se em conta a prioridade de adequação a alteração da estrutura da Autoridade Portuária, privatizações em andamento e novas funções definidas.
Durante a execução do Projeto, foram fornecidos serviços de suporte aos softwares e sistemas existentes e manutenção nas aplicações, permitindo que a transição entre as plataformas computacionais ocorresse de forma transparente e a continuidade de operação garantida.
Foram desenvolvidos os serviços de customização, desenvolvimento e implantação dos sistemas, com aproveitamento de informações históricas.
Também foi incluído a tecnologia de geoprocessamento para atendimento à necessidades legais, permitindo ao Porto receber a primeira Licença de Operação emitida pelo Ibama para um Porto Brasileiro.
Complementarmente, foram implantadas as aplicações para disponibilização de informações pela Internet para a comunidade de usuários do Porto, serviço este denominado de Porto Interativo.
Por utilizar uma plataforma aberta, permite crescimento e atualização tecnológica tanto em nível de software quanto hardware, possibilitando a conexão com o futuro e maximizando o retorno sobre os investimentos realizados.
A solução resultou em processos internos mais rápidos e eficientes com alta confiabilidade, diminuindo custos e aumentando a eficiência operacional, sendo atualmente difícil imaginar a operação sem a solução implantada.

Saiba mais sobre o Porto do Rio Grande visitando o site http://www.portoriogrande.com.br/.